segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A China de ontem e hoje...

Ni hao Braseeel!!

O post de hoje é super, ultra mega especial. Pra fechar com chave de ouro a estadia (primeira de muitas) do nosso querido Paul aqui em casa. Também será nosso primeiro post com dados da China.

O avô materno dele, Sr. Harald Scharfenberg, foi expatriado em Shanghai de 1982 a 1987, pela empresa BBC - Brown, Boveri & Cie A.G. (Hoje ABB) para acompanhar um projeto de construção de uma fábrica de aço, que, na época, custou cerca de 100 milhōes de Euros, na região de Baoshan, ao norte da cidade. Nesse período, como ligações telefônicas eram muito caras e, obviamente, não existia internet, ele fazia registros escritos e em fotos para mandar por correio para a família na Alemanha. A esposa e os filhos ficaram por lá e o pequeno Paul nem era nascido. Hoje, é um homem de 25 anos e seu avô tem 82 anos. Trinta anos depois, esse senhor muuuito do fofo tem a oportunidade de ver seu neto vindo morar no mesmo lugar que ele já morou.

Agora vocês já podem imaginar o que aconteceu né? Paul trouxe todos os documentos e fotos do avô digitalizados no iPad para fazer as mesmas imagens e perspectivas, nos dias de hoje. Como nao podia deixar de ser, acompanhei tudo bem de pertinho pra contar pra vocês!! =) Pedi para o Paul gravar uma saudação para A Vida em Mandarim - aproveitem para aprender a pronunciar o nome do vô dele (rs):




A primeira etapa foi feita lá em Baoshan. O Paul foi até lá (deu pra ir de metrô) para conhecer o hotel onde o avô morou durante 5 anos. Vocês não podem crer que o gerente ainda é o mesmo cara e quase caiu duro quando o Paul começou a mostrar fotos. Ele filmou algumas reações do moço enquanto conversavam e a parte mais engraçada é quando ele lembra de um amigo (gordo) do avô do Paul. O cara tava tão feliz, mas tão feliz de receber essas notícias e o Paul quase mata ele do coração quando contou que o moço já faleceu - o nome dele é Kunde. É triste, mas é ainda mais hilário quando você percebe que o Paul corta completamente o barato do cara com essa notícia. Quase morro de rir!! Rsrs.




A segunda etapa fizemos hoje. Fomos ao Bund, um dos lugares mais turísticos de Shanghai, às margens do rio Huangpu, que divide a cidade em duas partes: Puxi (lado mais antigo) e Pudong (conhecido como NY oriental). Foi fantástico ver a mudança nesses 30 anos!! Pra vocês terem uma ideia, naquela época Shanghai tinha 14 milhões de habitantes e, hoje, tem mais de 20 milhões. É a cidade mais populosa do país que, atualmente, tem mais de 1,3 bilhão de habitantes. Isso equivale a quase um sétimo da população mundial!! (Meldels!) 

Voltando às fotos, é muito engraçado ver como o lado de Pudong era um "nada". Não tinha nenhum prédio!! Hoje, é o coração financeiro de Shanghai. Inclusive, duas das torres mais altas do mundo:

  • TV Tower - Conhecida como Pérola do Oriente, tem 468 metros de altura e transmite sinais de rádio e televisão. É a torre mais alta da Ásia e a quinta no mundo.
  • Shanghai World Financial Center - É o quarto edifício mais alto do mundo, com 492 metros de altura e 101 andares. É conhecido como "open bottle" (abridor de garrafa) por causa do formato do topo do prédio.
Para fazer algumas fotos, fomos ao Peace Hotel onde o avô do Paul ficava hospedado aqui em Shanghai quando a família vinha visitá-lo. Inacreditável!! O Chef do restaurante ainda é o mesmo!! Não tinha um funcionário que não quisesse ver as fotos do Paul. Conseguimos fazer fotos no interior do restaurante e de cima do hotel. 

Okok. Tá na hora de ver as fotos, né meu povo!? Divirtam-se e conheçam o protagonista dessa história fantástica!!







O hotel em Shanghai...



O hotel em Baoshan...



Não poderia deixar de agradecer ao nosso filho adotivo por ter me proporcionado esses momentos. Foi incrível e muito importante pra mim. Nunca vou esquecer. Obrigada Paulsito! As portas da nossa casa, em qualquer lugar do mundo, estarão sempre abertas pra você. 

Beijos.
Saudade.
Zàijiàn.

Karol.



2 comentários:

  1. Muito legal esse "antes e depois" chinês. Beijos. Marcia Siqueira

    ResponderExcluir
  2. show de bola Karol! impressionante como voce escreve bem! nos emocionamos do de ler!!! beijos e parabens. Betania

    ResponderExcluir